Empresários discutem ações ambientais com governadores da Amazônia

empresários Amazônia Legal

Um grupo de empresários e representantes de entidades setoriais se reuniu ontem (12/8) com governadores de estados da Amazônia Legal para discutir a criação de metas contra o desmatamento ilegal e ações contra o crime organizado relacionado à grilagem.

No encontro virtual, os representantes do setor privado entregaram uma carta na qual reforçam “com maior atenção e preocupação o impacto nos negócios da atual percepção negativa da imagem do Brasil no exterior em relação às questões socioambientais na Amazônia”.

O grupo se dispôs a discutir com os governadores uma agenda ambiental positiva para a Amazônia, orientada por eixos de ação – combate ao desmatamento, inclusão socioeconômica, minimização do impacto ambiental no uso de recursos naturais, valorização e preservação da biodiversidade, adoção de mecanismos de negociação de créditos de carbono, financiamento para uma economia circular e de baixo carbono, e incentivos “verdes” para recuperação econômica.

Na carta, os empresários pedem também aos governadores “especial atenção” com quatro pontos: avaliação e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR); ação policial no combate à grilagem e ao desmatamento ilegal; maior integração entre os institutos de terras dos estados com o Incra para facilitar processos de regularização fundiária; e melhoria da infraestrutura e governança na análise e concessão de licenças ambientais.

Folha e Poder360 destacaram os principais pontos da carta dos empresários e do encontro com os governadores da Amazônia Legal.

Em tempo: Na 3ª feira (11/8), o mesmo grupo de empresários conversou com o presidente do STF, Dias Toffoli, e com o ministro Luís Roberto Barroso para identificar potenciais parcerias entre as empresas e o Judiciário na proteção da Amazônia. Barroso lamentou o impacto que a intensificação do desmatamento está causando à imagem do Brasil no exterior. “Este é um jogo que estamos perdendo de goleada. A questão não é de imagem, é de conteúdo: temos que fazer a coisa certa”, disse. Um resultado prático desse encontro foi a criação pelo STF de uma “sala estratégica de situação” para acompanhar ilegalidades relacionadas ao desmatamento e contrárias a Comunidades Indígenas na Amazônia.

 

ClimaInfo, 13 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)