Prevenção contra novas pandemia custa 2% dos gastos globais com COVID-19

13 de agosto de 2020

A BBC News destacou os resultados de uma pesquisa publicada recentemente na revista Science que argumentou que o custo de prevenir a ocorrência de novas pandemias no mundo é de apenas 2% de todo o valor gasto globalmente até agora na luta contra a COVID-19.

De acordo com o estudo, a cada ano no último século, ao menos dois vírus foram transmitidos de animais para populações humanas. Essas doenças zoológicas incluem o HIV, o H1N1, o Ebola e, mais recentemente, o Sars-CoV-2. A intensificação desse fenômeno se deve em grande parte ao avanço do desmatamento, que aproxima seres humanos e animais silvestres, o que facilita o “salto” do vírus para o organismo humano.

Para impedir que isso continue, os pesquisadores recomendam uma série de estratégias de ação, com investimentos de até US$ 31 bilhões por ano ao longo da próxima década, para monitorar e coibir o comércio de animais silvestres e impedir o desmatamento tropical. O valor é uma fração mínima de todos os gastos feitos até agora para se lidar com a pandemia – que chega na casa dos US$ 20 trilhões, segundo algumas estimativas.

“É batata: você tem desmatamento, tem epidemia [nas populações próximas] logo depois”, disse a pesquisadora Mariana Vale (UFRJ), coautora do estudo. “A malária de fronteira, por exemplo, é característica de áreas de fronteira agrícola quando ocorrem desmatamentos. [A doença] vem do contato com a floresta”. Ela ressalta também que a Amazônia é um “reservatório” de vírus, já que ela abriga uma das maiores biodiversidades do planeta. “A Amazônia é um local de alto risco”.

Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar.

 

ClimaInfo, 13 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar