Rede britânica de supermercados Tesco faz campanha contra carne brasileira de áreas desmatadas da Amazônia

Tesco

Pressionada no Reino Unido por ambientalistas, a rede de supermercados Tesco reafirmou seu compromisso com o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia Brasileira. Em post divulgado nas redes sociais e repercutido pela Veja, a companhia disse que não vende carne brasileira em suas lojas desde 2018, exatamente por conta do risco de que a produção esteja relacionada com atividades irregulares no Brasil.

“Atear fogo na Amazônia para limpar a terra para cultivo destrói a floresta tropical brasileira. Isso deve parar. É por isso que apoiamos o esforço do Greenpeace para prevenir tal desmatamento. E é por isso que a Tesco não compra carne do Brasil, e declara que toda sua carne fresca vem do Reino Unido e da Irlanda”, disse a Tesco em nota oficial.

No começo deste mês, o Greenpeace publicou um relatório que descreve o impacto do modelo de produção de proteína animal sobre o clima, apontando para o papel do governo brasileiro e da JBS no agravamento de conflitos sociais e na intensificação do desmatamento na Amazônia.

Além de reafirmar seu compromisso contra o desmatamento na Amazônia, a Tesco pediu ao governo do Reino Unido que exija que todas as empresas de alimentos atuem com a mesma diligência efetiva em suas cadeias de abastecimento para garantir que todos os alimentos vendidos no país estejam livres de desmatamento. O pedido foi destaque no The Guardian na semana passada.

 

ClimaInfo, 14 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)