Com problemas de oferta, governo quer rever leilões de biodiesel

16 de agosto de 2020

O Ministério de Minas e Energia deve, até o final de 2020, propor diretrizes para um novo modelo de comercialização de biodiesel no Brasil, que substituirá o sistema atual, no qual a negociação é feita por meio de leilões.

Como informou o Valor, o governo entende que o desinvestimento que vem sendo feito pela Petrobras nas refinarias dificulta a manutenção das regras atuais, já que a empresa é hoje responsável por adquirir e vender o biodiesel produzido no Brasil por meio de leilões bimestrais. A ideia é que o produto tenha o mesmo marco regulatório de outros, como o etanol anidro. No entanto, a ABIOVE, Associação das Indústrias de Óleos Vegetais, já se manifestou contrariamente a mudanças no sistema de leilões.

O setor vem enfrentando problemas nos últimos dias. Na semana passada, a ANP suspendeu a 3ª etapa do 75º Leilão de biodiesel. Na 6ª feira (14/8), a ANP alterou o percentual de mistura obrigatória do biodiesel ao diesel de 12% para 10% entre 1º de setembro e 31 de outubro, e determinou a anulação e o reinício do leilão, já com o novo percentual mínimo.

A BR Distribuidora apoiou a mudança, afirmando que os estoques de biodiesel não são suficientes para atender à demanda de 12% de mistura ao diesel fóssil. De acordo com o governo, mesmo com a safra recorde de soja, as exportações para a China reduziram a oferta de matéria-prima para a produção de biodiesel, prejudicando a disponibilidade do combustível. Já os produtores de biodiesel concordam com a redução, mas rejeitam a anulação do leilão. Caso a ANP reinicie o processo, entidades do setor estudam entrar na Justiça para barrar o novo leilão.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar