Novos tornados causam mais destruição em Santa Catarina

17 de agosto de 2020

A passagem de dois tornados na região oeste de Santa Catarina no final da última semana causou destruição em pelo menos 26 municípios. De acordo com a Defesa Civil, as tempestades feriram ao menos 16 pessoas e deixaram 830 desabrigadas. Mais de 40 mil residências ficaram sem energia elétrica. Os ventos de mais de 100 km/h, acompanhados por chuva de granizo, destelharam casas e derrubaram árvores e postes. Em Água Doce, município mais atingido pelos tornados, a prefeitura decretou estado de calamidade pública.

De acordo com a agência de meteorologia MetSul, as condições atmosféricas da última 6ª feira (14/8) favoreciam a formação de tempestades severas, com o potencial de virarem tornados. O oeste catarinense estava debaixo de um cavado (uma área de menor pressão atmosférica), com uma frente fria avançando pelo sul e uma corrente de jato em baixos níveis atmosféricos originada na Bolívia. Esse cenário gerou o perfil divergente de vento na atmosfera (cisalhamento), característico na maioria dos episódios de tornado no Sul brasileiro.

O fenômeno foi noticiado por Folha, Estadão, G1, Veja, CNN Brasil e Agência Brasil.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar