Governo zera orçamento para pesquisa do INPE em 2021

INPE orçamento pesquisa

A área de pesquisa, desenvolvimento e capital humano do INPE, crucial para o monitoramento dos biomas brasileiros, não terá um único real em seu orçamento para 2021. É isso mesmo: R$ 0,00.

A Folha revelou ontem (17/8) dados de uma planilha de orçamento da Agência Espacial Brasileira (AEB), que deve constar na proposta de orçamento para 2021 que o governo federal apresentará ao Congresso Nacional no final deste mês. No total, a previsão é de que o INPE – que depende de repasses do ministério de ciência, tecnologia e inovação (MCTI) e da AEB para se manter – receberá R$ 79,7 milhões no próximo ano, valor cerca de 33% inferior ao previsto para 2020. Desse corte, o MCTI diminuiu seu repasse para o órgão em 14%; já a AEB cortou seu repasse pela metade.

Com o orçamento minguado, o INPE ficaria praticamente sem verba para a pesquisa científica. O dinheiro garantiria apenas a manutenção dos servidores, mas sem condições de realizar seu trabalho. A situação piora ainda mais o ambiente dentro do Instituto, que vive um processo de reestruturação imposto pelo governo federal por meio de seu diretor interino, o coronel da Aeronáutica Darcton Policarpo Damião. No começo do mês, destacamos aqui a insegurança sofrida por muitos funcionários nos últimos tempos, com o temor de que essas mudanças resultem em um controle absoluto da gestão dos dados sobre desmatamento gerados pelo INPE por parte do governo federal.

 

ClimaInfo, 18 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)