Greta: “O mundo ainda segue em estado de negação da crise climática”

greta

Hoje, 20 de agosto, as greves estudantis pelo clima completam dois anos. Encabeçadas inicialmente por uma jovem estudante sueca, com um cartaz simples, hoje elas se expandiram e mobilizam jovens ao redor do mundo, todos com o mesmo pedido: ação climática já!

O problema é que os adultos ainda não conseguiram entender – ou não querem entender – a demanda. “Quando se trata de ação, ainda estamos em um estado de negação. A crise climática e ecológica nunca foi tratada como uma crise. A lacuna entre o que precisamos fazer e o que realmente está sendo feito está aumentando a cada minuto. Efetivamente, perdemos dois anos cruciais para a inação política”, escreveram as ativistas Greta Thunberg, Luisa Neubauer, Anna De Wever e Adélaide Charlier em artigo no The Guardian refletindo sobre essa jornada e os desafios para o futuro.

“Entendemos que o mundo é complicado e que o que pedimos pode não ser fácil ou parecer irreal. Mas é muito mais irrealista acreditar que nossas sociedades sejam capazes de sobreviver ao aquecimento global para o qual estamos caminhando – bem como a outras consequências ecológicas desastrosas do business as usual”.

Para elas, a única maneira de a humanidade ter uma chance para evitar o pior é tratar a crise climática como uma crise efetiva, com ações imediatas e orientadas para reduzir acentuadamente as emissões de carbono de agora em diante. “Ainda temos o futuro em nossas mãos. Mas o tempo está escapando rapidamente por entre nossos dedos”.

Em tempo: Empresas fósseis não poderão patrocinar a COP26. Para levantar os US$ 330 milhões necessários para sua realização, a presidência britânica do evento está procurando empresas que “estejam fazendo contribuições reais para o combate às mudanças climáticas”.

 

ClimaInfo, 20 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)