Ministério Público cobra “medidas urgentes” para proteção de índios isolados no Acre

Povos Indígenas Isolados

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao governo federal que acompanhe a situação dos Povos Indígenas Isolados que vivem na fronteira do Acre com o Peru. No sábado (15/8), O Globo revelou que um grupo de cerca de 20 pessoas visitou a aldeia Terra Nova, onde vivem os Kulina Madiha. De acordo com indigenistas, esse contato pode ter exposto estes indígenas isolados ao novo coronavírus, o que seria catastrófico para eles, já que não contam com memória imunológica sequer para resistir a gripes mais simples.

A reportagem confirmou que há índios Kulina com sintomas de tosse, dor de cabeça e cansaço, compatíveis com a COVID-19. O cacique Cazuza Kulina confirmou o contato e disse que não existem barreiras sanitárias na região. Ele não soube identificar a qual grupo ou etnia pertencem os índios que estiveram na aldeia.  Para o sertanista José Meirelles, o risco de que esse grupo isolado tenha sido contaminado é muito alto. “E eu não estou nem falando de coronavírus. A probabilidade desses índios terem escapado de pegar gripe é a mesma de eu ganhar na Mega-Sena. E, se pegaram, podem estar todos mortos”.

O ofício do MPF dá o prazo de 48 horas para que a Funai e a secretaria especial de saúde indígena (Sesai) se manifestem com dados epidemiológicos relativos aos Povos Indígenas da região do rio Envira, onde está a aldeia Terra Nova.

Em tempo: O drama dos Povos Indígenas brasileiros em meio à pandemia foi matéria do Financial Times nesta 3ª feira (18/8), com direito a destaque na capa do jornal. A reportagem descreveu a situação da pandemia na Amazônia e as dificuldades enfrentadas pelas diversas aldeias para conter a entrada de pessoas forasteiras em suas terras, além da falta de apoio prestado pelo poder público, especialmente o governo federal.

 

ClimaInfo, 19 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)