Mourão nega queimadas na Amazônia e contesta DiCaprio

mourão

O governo Bolsonaro segue em modo “atire no mensageiro”. Dessa vez, o alvo da ira foi o ator Leonardo DiCaprio, por conta de um seu post recente falando das altas do desmatamento e das queimadas na Amazônia. Mourão convidou DiCaprio para “uma marcha de oito horas pela selva entre o aeroporto de São Gabriel [da Cachoeira, no AM] e a estrada de Cucuí” para conhecer a Floresta Amazônica: “Ele vai aprender em cada socavão que ele tiver que passar que a Amazônia não é uma planície e aí entenderá melhor como funcionam as coisas nesta imensa região”.

Mourão também refutou que a Floresta Amazônica esteja sofrendo com o fogo: “Onde ocorre queimada na Amazônia é naquela área humanizada, a floresta não está  queimando.” A fala do general-vice ecoa a negação feita pelo seu chefe na semana passada, durante conferência com presidentes da região amazônica.

O general também rejeitou que o Brasil exporte produtos decorrentes de atividades criminosas: “Não existe essa situação de que o Brasil está exportando para o resto do mundo produtos que saem ilegalmente da floresta. Se isso ocorre é numa porcentagem ínfima”.

Salles também criticou o post de DiCaprio dizendo, bem ao seu estilo, que “quem quer dar palpite tem que colocar a mão no bolso (…) Quero ver se o DiCaprio vai adotar um deles [em alusão ao programa Adote um Parque], assim ele passa a ter legitimidade para opinar na terra dos outros. Palpite de graça a gente nem responde”.

Enquanto o governo perde tempo negando a realidade, a Amazônia sofre com os incêndios. Pela Associated Press, Mauricio Savarese e David Biller visitaram Novo Progresso (PA), palco do infame “Dia do Fogo” no ano passado, e escreveram sobre como o fogo ainda é um problema grave na região. A matéria ressaltou a impunidade que beneficia criminosos ambientais – as investigações sobre as queimadas de 2019 ainda não foram finalizadas pela Polícia Federal, sendo que a Polícia Civil paraense arquivou seu inquérito sem acusações.

A fala de Mourão foi repercutida por Folha, G1, O Globo e Valor.

Em tempo 1: Checagem do fakebook.eco mostra que Mourão divulgou informações falsas sobre queimadas na Amazônia em artigo publicado nesta quarta-feira (19/8).

Em tempo 2: Mourão avisou que apresentará hoje (20/8) um modelo para a regularização fundiária por meio de sensoriamento remoto, a ser implementado até o final do ano. Para o governo, essa medida é o ponto de partida para a ampliação do uso de sensoriamento remoto na regularização de propriedades maiores, que é o foco do Projeto de Lei (PL) 2.633.

 

ClimaInfo, 20 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)