70% da destruição da Mata Atlântica ocorre em apenas 3% dos municípios

21 de agosto de 2020

Segundo a nova edição do Atlas dos Municípios do SOS Mata Atlântica, a maior parte do desmatamento (71%) observado no bioma entre 2018 e 2019 se concentrou em apenas 100 municípios, meros 3% dos 3,4 mil englobados pelo bioma.

O município piauiense de Manoel Emídio figura no topo da lista, com 879 hectares desmatados, seguido por Gameleiras (MG), com 434 hectares; Canto do Butiri (PI), com 404 hectares; e Novas Laranjeiras (PR), com 332 hectares. Dos 100 municípios apontados pelo levantamento, a maior parte se encontra em Minas Gerais (40), Bahia (23) e Paraná (22).

Na Folha, Ana Carolina Amaral lembrou das tentativas recentes de Salles pela flexibilização da aplicação de multas por crimes ambientais na Mata Atlântica. Salles chegou a publicar uma portaria mudando a interpretação sobre o marco temporal no bioma, abandonando a data de 1993 definida pela Lei da Mata Atlântica em favor da definida pelo Código Florestal (2008), mas acabou suspendendo a decisão e encaminhando ao STF uma ação direta de constitucionalidade (ADC) para esclarecer a questão. Se a mudança pretendida por Salles acontecer, os crimes ambientais cometidos entre essas datas serão anistiados e ficarão sem penalização.

O Atlas indicou também que os maiores desmatamento do bioma na última década aconteceram em anos eleitorais, quando diminui a fiscalização.

O Globo também destacou os principais pontos do Atlas. Já o G1/TV Clube abordou a situação do Piauí, estado de dois dos três municípios com maior taxa de desmatamento no período.

Em tempo: Um incêndio de grandes proporções já destruiu mais de 21 mil hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra, no centro-oeste de Minas Gerais. De acordo com os bombeiros, o incêndio começou no último sábado (15/8) e, até ontem, seguia avançando sobre a vegetação ressecada. Ainda não foram identificadas as causas do incêndio, mas suspeita-se de origem criminosa.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar