Nova plataforma rastreia diariamente queimadas na Amazônia

21 de agosto de 2020

Se Bolsonaro, Mourão e Salles esperam ocultar a destruição da Amazônia dos olhos do mundo desestruturando o INPE, podem desistir. Pesquisadores da NASA desenvolveram uma nova plataforma para facilitar o monitoramento e a compreensão dos tipos de incêndio que acontecem a cada momento, onde acontecem e quanto risco representam para a floresta tropical.

A ferramenta Amazon Dashboard, que pode ser consultada por qualquer pessoa na internet, é alimentada por imagens de satélite e consegue classificar rapidamente os incêndios em uma destas quatro categorias: incêndios de floresta, incêndios de sub-bosque, pequenos fogos de clareira e agrícolas, e incêndios de savana.

Como disse Alice Thuault, do Instituto Centro de Vida, o polêmico processo de reestruturação do INPE e o prometido corte em seu orçamento para pesquisa prejudicam não apenas a capacidade de ação do poder público contra ilegalidades ambientais, mas afetam também a soberania do Brasil: “A NASA tem dados, há monitoramentos independentes do Imazon, do Global Forest Watch, da França e de vários outros. Se há um instituto nacional que é reconhecido e tem credibilidade [é o INPE], é um patrimônio que o Brasil tem e está perdendo”.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar