Trump aproveita apagões na Califórnia para criticar plano de energia limpa do estado

califórnia

Para o The New York Times, a Califórnia enfrenta seu “mês horrível” com pandemia, onda de calor intenso, incêndios florestais e apagões. Para piorar, um número incomum de raios caiu no final de semana, o que causou mais queimadas.

O governo da Califórnia, que declarou estado de emergência, reconhece a gravidade da situação, mas garante ter recursos para combater as queimadas. O governador Gavin Newsom culpou os reguladores de energia do estado pelos blecautes. Eles não teriam tomado as medidas necessárias para garantir o abastecimento de eletricidade. A oposição republicana no estado e a Casa Branca aproveitaram os apagões para criticar o plano de transição energética em implantação na Califórnia, que vem investindo em geração solar e eólica, com a desativação de usinas nucleares e termelétricas a gás.

As agências reguladoras do estado reconheceram falhas de planejamento, mas rejeitaram que a geração renovável tenha sido responsável pelos apagões.

Em tempo: A BBC News mostrou como é a vida no Parque Nacional do Vale da Morte, na Califórnia. A região registrou na semana passada o  que pode ser a temperatura mais alta do mundo em pelo menos um século – 54,4°C na sombra. “Quando você sai de casa, é como ser atingido no rosto por um monte de secadores de cabelo”, descreveu Brandi Stewart, que trabalha no parque.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)