Megainvestidores se desfazem de ações de companhias fósseis

fundos nórdicos

O fundo nórdico Storebrand Asset Management anunciou ontem (24/8) que se desfez de suas ações em algumas das maiores empresas de petróleo e mineração do mundo, como ExxonMobil, Chevron e Rio Tinto.

De acordo com o presidente-executivo do fundo, Jan Erik Saugestad, a decisão se deve à atividade dessas empresas contra medidas efetivas de combate à mudança do clima. “Precisamos nos distanciar cada vez mais do petróleo e do gás sem desviar a atenção para as compensação e captura e o armazenamento de carbono. Fontes de energias renováveis como solar e eólica são alternativas prontamente disponíveis”, disse ele.

Saugestad anunciou também que pretende vender suas ações da empresa química alemã BASF e da fornecedora de energia elétrica norte-americana Southern Company, também por se envolverem com lobby contrário à regulamentação climática.

Mais recentemente, a Storebrand liderou esforços de investidores para pressionar o governo brasileiro para proteger o meio ambiente e combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia. O grupo se reuniu nas últimas semanas com diversas lideranças políticas do país para reforçar essa demanda, como o vice-presidente Mourão e o presidente da Câmara Rodrigo Maia.

 

ClimaInfo, 25 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)