Megainvestidores se desfazem de ações de companhias fósseis

24 de agosto de 2020

O fundo nórdico Storebrand Asset Management anunciou ontem (24/8) que se desfez de suas ações em algumas das maiores empresas de petróleo e mineração do mundo, como ExxonMobil, Chevron e Rio Tinto.

De acordo com o presidente-executivo do fundo, Jan Erik Saugestad, a decisão se deve à atividade dessas empresas contra medidas efetivas de combate à mudança do clima. “Precisamos nos distanciar cada vez mais do petróleo e do gás sem desviar a atenção para as compensação e captura e o armazenamento de carbono. Fontes de energias renováveis como solar e eólica são alternativas prontamente disponíveis”, disse ele.

Saugestad anunciou também que pretende vender suas ações da empresa química alemã BASF e da fornecedora de energia elétrica norte-americana Southern Company, também por se envolverem com lobby contrário à regulamentação climática.

Mais recentemente, a Storebrand liderou esforços de investidores para pressionar o governo brasileiro para proteger o meio ambiente e combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia. O grupo se reuniu nas últimas semanas com diversas lideranças políticas do país para reforçar essa demanda, como o vice-presidente Mourão e o presidente da Câmara Rodrigo Maia.

 

ClimaInfo, 25 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar