Merkel: situação na Amazônia desperta “sérias dúvidas” sobre acordo UE-Mercosul

24 de agosto de 2020

Na 6ª feira (21/8), o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, confirmou as “sérias dúvidas” da chanceler Angela sobre a assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, ressaltando que Berlim observa “com grande preocupação” a escalada do desmatamento e das queimadas na Amazônia: “Nesse sentido, surgem sérias dúvidas sobre se, no momento, uma implementação do acordo pode ser garantida dentro do espírito pretendido. Vemos isso com ceticismo”.

Um dia antes, a ativista Luisa Neubauer, quem participou de uma reunião com Merkel, Greta Thunberg e outros jovens, afirmou que a chanceler teria prometido não assinar o acordo com o Mercosul em sua forma atual. O governo alemão não confirmou esta informação em particular.

A Climate Action Network Europe (CAN Europa) comemorou o anúncio do governo alemão: “O acordo Mercosul-UE alimentaria a destruição da Amazônia. Questionar a ratificação do acordo [nessas circunstâncias] é o 1º passo na direção certa”, comentou Cornelia Maarfield; “Merkel e outros líderes europeus deveriam colocar o atual acordo de lado e renegociá-lo com base em um mandato que reflita a emergência climática, bem como a necessidade de salvar a Floresta Amazônica e seus Povos”.

Deutsche Welle, Folha, Poder360, UOL e Valor falaram das declarações do governo alemão.

 

ClimaInfo, 24 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar