Mesmo com desmatamento em alta, fundo da ONU paga milhões à Indonésia por conservação florestal

Indonésia

O Fundo Verde para o Clima da ONU, responsável pelo financiamento de projetos de mitigação às mudanças do clima em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, liberou cerca de US$ 103 milhões para a Indonésia no âmbito de um programa piloto de pagamentos por conservação ambiental (REDD+). De acordo com o governo indonésio, os recursos foram liberados com base no progresso do combate ao desmatamento e às queimadas no país entre 2014 e 2016.

No entanto, especialistas questionam o desempenho de Jacarta na conservação florestal. O Climate Home destacou uma carta encaminhada ao Fundo por grupos da sociedade civil, inclusive da própria Indonésia, que chama o pagamento de “vergonhoso”, um incentivo para que o governo continue leniente no combate às ilegalidades. A Indonésia registrou um crescimento de 50% no desmatamento nas primeiras 20 semanas de 2020, mesmo com os efeitos da pandemia de COVID-19. De acordo com ativistas, a falta de monitoramento permitiu a aceleração do desmate.

O caso indonésio ressalta um problema observado dentro desse programa piloto. Brasil, Equador, Chile e Paraguai receberam quase US$ 230 milhões ao todo como compensação por redução de desmatamento em determinado período no começo da década passada. No entanto, todos eles registraram aumento no ritmo de devastação depois disso.

 

ClimaInfo, 28 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)