Polícia Federal encerra inquérito sobre queimadas em Alter do Chão (PA) sem identificar responsáveis

27 de agosto de 2020

Quase um ano depois dos incêndios florestais em Alter do Chão (PA), a Polícia Federal encerrou o inquérito sobre o caso sem apontar culpados, por não haver “definição significativamente clara de autoria”, e pediu o arquivamento do processo.

Na Folha, Ana Carolina Amaral relembrou a verdadeira novela que se criou em torno desse episódio. Em novembro de 2019, a Polícia Civil do Pará prendeu brigadistas e acusou organizações ambientalistas locais de terem promovido as queimadas para obter doações internacionais. As acusações foram feitas a partir de grampos telefônicos e depoimentos de militares e produtores rurais. À época, o presidente Bolsonaro elogiou a ação policial.

O inquérito da PF se baseou na perícia de imagens de satélite para identificar os pontos de origem do incêndio. O relatório apontou para duas áreas em região de mata fechada, o que reforçaria a tese de incêndio proposital. No entanto, a PF não conseguiu identificar quem teria sido responsável pelos incêndios.

 

ClimaInfo, 28 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar