Retomada econômica verde e inclusiva pode evitar aquecimento global previsto para 2050 pela metade

retomada verde inclusiva

A crise causada pela pandemia pode ser uma oportunidade única para que o mundo consiga implementar mudanças econômicas, tecnológicas e sociais que limitem decisivamente o aquecimento causado pela mudança do clima até 2050.

Na série especial “Retomada Verde” do Estadão, Giovana Girardi destacou como a mitigação e a adaptação climáticas oferecem caminhos para a recuperação das economias no pós-pandemia, ao mesmo tempo em que as prepara para enfrentar os impactos do aquecimento já garantido e para impedir que os termômetros subam ainda mais.

A matéria parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ClimaInfo, em conjunto com as organizações do Observatório do Clima e do GT Infraestrutura, para oferecer propostas para metas nacionais para uma retomada verde e inclusiva, com incentivos direcionados para setores que possam gerar emprego e renda e, paralelamente, reduzir emissões e construir resiliência. As propostas serão apresentadas no Seminário Retomada Verde Inclusiva nesta 5ª feira (mais informações nas dicas do final desta edição).

“A retomada verde deveria fomentar, agilizar os setores de sustentabilidade e de transição. E realmente olhar para os setores como os de combustíveis fósseis, de carros a combustão, como setores que vão ter de sair uma hora da nossa economia”, explicou Ana Toni (Instituto Clima e Sociedade) em entrevista publicada também pelo Estadão. Ela destacou como a pandemia explicitou a vulnerabilidade dos setores sociais mais pobres e marginalizados, que podem sofrer ainda mais com os efeitos da crise climática.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)