Temporada de incêndios pode ser a pior em décadas na Califórnia

Califórnia incêndios florestais

Especialistas afirmaram que os incêndios observados na Califórnia nas últimas semanas podem fazer da temporada de fogo de 2020 a pior em décadas. O estado norte-americano registrou dois dos três maiores incêndios de sua história apenas neste mês de agosto – antes mesmo do início do período de fogo mais intenso, em setembro.

Na Reuters, o climatologista Zach Zobel especulou que a Califórnia pode superar o recorde de 2018, quando quase 809 mil hectares de floresta foram queimados, o pior índice desde pelo menos 1987. O que preocupa agora não é tanto o tamanho dos incêndios, mas sim sua ferocidade. “É a Mãe Natureza com esteróides”, disse Michael Gerrard, da Universidade de Columbia, em alusão aos 14 mil raios que atingiram a Califórnia desde o dia 15 e que, por sua vez, multiplicaram os focos de fogo no estado.

O Los Angeles Times explicou como a forte onda de calor que aflige a região nos últimos meses está contribuindo para tornar a costa oeste dos EUA em um “microondas”. Pior, com o aquecimento do planeta, situações como a atual podem se tornar cada vez mais frequentes, o que representa um risco enorme para o estado mais rico do país.

Já o Inside Climate News destacou a “tempestade perfeita” experimentada pelos EUA nos últimos dez dias, marcada pelos incêndios na Califórnia e a passagem quase simultânea da tempestade Marco e do furacão Laura pelo sul do país. A reportagem lembrou também desastres climáticos recentes que aconteceram nesse período em outras partes do mundo, como as enchentes gigantescas na China, o forte calor no Japão e a tempestade tropical Kyle, que atingiu a Irlanda.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)