“Precisamos ver o desmatamento cair”, diz embaixador da Alemanha sobre acordo com Mercosul

1 de setembro de 2020

O recado não poderia ser mais claro. Em entrevista ao Estadão o novo embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, reforçou a posição da chanceler Angela Merkel sobre o futuro do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia: “Para seguir em frente, precisamos ver progressos reais nos pontos mais importantes da questão ambiental. Precisamos ver ações reais e os números do desmatamento caindo durante um período significativo.”

Na semana passada, o vice-presidente Mourão não escondeu o pessimismo e disse que o acordo comercial – que demorou mais de duas décadas para ser negociado e firmado – “parece que começa a fazer água”, em alusão às dificuldades que diversos países europeus estão impondo à tramitação do texto, especialmente por conta da alta no desmatamento e nas queimadas na Amazônia brasileira.

Já o secretário especial de comércio exterior do Brasil, Roberto Fendt, garante que o acordo Mercosul-UE segue “firme”. Ao Valor, Fendt atribuiu o ceticismo de Merkel sobre o futuro do acordo ao calendário eleitoral na Alemanha, que deve ir às urnas neste mês.

Na Europa, a pressão da sociedade civil segue intensa para que a UE condicione a ratificação do acordo com Mercosul à proteção do meio ambiente, principalmente no Brasil. “A União Europeia deve assumir seriamente sua responsabilidade pela destruição da Amazônia e do Cerrado”, escreveu Ester Asin, do WWF, ao Euractiv. “Com o poder de seu mercado consumidor, ela tem o poder para impedir expulsões, abusos de Direitos Humanos, destruição da biodiversidade e liberação maciça de CO2 causada por queimadas e desmatamento em todo o mundo”.

 

ClimaInfo, 1º de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar