Venezuela acelera mineração de ouro na Amazônia

2 de setembro de 2020

A economia da Venezuela, assolada por conflitos políticos, sanções comerciais impostas pelos EUA, crise global do petróleo e a pandemia, encontrou no ouro da Amazônia o caminho mais simples e rápido para conseguir divisas internacionais aproveitando o boom que o metal está vivendo no mercado internacional.

Levantamento feito pela organização WATANIBA mostra que a extensão da área explorada na região triplicou desde março do ano passado. O crescimento é reflexo de um esforço do governo Maduro em incentivo ao processamento de ouro no país que, em sua maioria, hoje acontece irregularmente.

A Bloomberg relatou como esse processo está pressionando cada vez mais Comunidades Indígenas e Tradicionais que vivem na Amazônia venezuelana, especialmente por conta dos efeitos do garimpo sobre os estoques de água e a contaminação por mercúrio.

Em tempo: Caciques do Povo Munduruku enviaram uma carta ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo o fim do garimpo ilegal em seu território nos arredores de Jacareacanga (PA). “O território que pela Constituição deveria ser de usufruto exclusivo dos Munduruku está servindo para o lucro de pessoas de fora da Terra Indígena”, afirmou Ademir Kaba, um dos signatários da carta, citado pelo UOL. O texto desmente o ministro Ricardo Salles, que usa a defesa de alguns garimpeiros indígenas para justificar a legalização da atividade mineradora em Terras Indígenas. “Para nós, garimpeiro é bandido sim. Pois, eles nos ameaçam e destroem rios, florestas e invadem nossas Terras que são protegidas por lei”, diz a carta.

 

ClimaInfo, 2 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar