O aquecimento global está aumentando os lagos de geleiras

lagos de geleiras

Muitas geleiras terminam em lagos cujas águas vêm aumentando expressivamente na medida em que o aquecimento global derrete o gelo. Agora se sabe com que velocidade esses lagos estão enchendo, inclusive identificando novos que se formaram recentemente.

Um trabalho recém publicado na Nature traz dados do processamento de milhares de fotografias de satélite nas últimas décadas. As mudanças climáticas estão afetando seriamente a dinâmica dessas águas. Temperaturas mais altas derretem mais gelo e a água tende a correr por dentro das geleiras acelerando ainda mais a perda de gelo. Muitos desses lagos foram formados pelo represamento a partir dos sedimentos arrastados pelas próprias geleiras. E volumes maiores de água aumentam o risco das paredes desabarem, provocando inundações mortais.

Estima-se que a água que serve quase 2 bilhões de pessoas venham do derretimento dessas geleiras. Os autores escreveram um resumo no Carbon Brief e incluíram um vídeo mostrando o que descobriram. O The Guardian também comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 3 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)