No Dia da Amazônia, Bolsonaro ignora desmatamento e queimadas

Dia da Amazônia

Celebrado no último sábado (5/9), o Dia da Amazônia foi marcado pela revolta contra a situação dramática que a floresta vive nos últimos anos, piorada consideravelmente sob a gestão Bolsonaro. Para o presidente, no entanto, a triste realidade parece ser fake news.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele disse que a “Amazônia é nossa” e que “nós [governo] vamos desenvolvê-la, afinal de contas, lá existem mais de 20 milhões de brasileiros que não podem ficar desamparados”. Ao lado de Ricardo Salles e do deputado federal ruralista Frederico D’Ávila, Bolsonaro não dedicou uma sílaba ao aumento do desmatamento e das queimadas. “Parabéns a todos pelo dia da nossa Amazônia. Amazônia cada vez mais brasileira”, completou.

Dias antes, em sua live semanal, Bolsonaro foi menos simpático ao falar sobre a Amazônia, especialmente sobre organizações ambientalistas que criticam a conduta do governo federal. “Você que está numa ‘onguezinha’ aí pegando grana de fora. Vocês sabem que as ONGs, em grande parte, não têm vez comigo, a gente bota para quebrar em cima desse pessoal lá. Não consigo matar esse câncer em grande parte chamado ONG que tem na Amazônia”, disse Bolsonaro com sua candura habitual.

Poder360, Último Segundo, O Globo e UOL repercutiram a fala de Bolsonaro sobre o Dia da Amazônia.

 

ClimaInfo, 8 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)