Servidores federais fazem dossiê sobre “desmonte ambiental” sob Bolsonaro

8 de setembro de 2020

Servidores do ministério do meio ambiente divulgaram na 6ª feira (4/9) um dossiê que lista ações de Bolsonaro e Salles para desmontar políticas ambientais. O grupo, organizado em torno da Associação Nacional dos Servidores do Meio Ambiente (Ascema), quer submeter o documento ao Congresso Nacional e a organizações internacionais, entre elas a ONU, para pressionar por mudanças no governo federal.

De acordo com o documento, os órgãos ambientais federais enfrentam “ataques constantes”, com “intimidação e cerceamento da ação dos servidores da área ambiental, resultando em um real e deliberado desmonte das instituições públicas de meio ambiente”. Ele cita também crises recentes que teriam sido causadas ou pioradas pela atuação do governo federal, como o aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia e o vazamento de óleo no litoral nordestino. A pasta negou as alegações feitas pelo texto, chamando-o de “ladainha de sindicalista”.

No sábado (5/9), um grupo de servidores protestou contra Bolsonaro e Salles na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os manifestantes exibiram faixas contra o governo federal e repercutiram a campanha #DefundBolsonaro, repetindo a pergunta “Amazônia ou Bolsonaro, de que lado você está?”.

Folha e O Globo publicaram as principais acusações dos servidores contra o governo Bolsonaro.

Em tempo: O vazamento de informações sobre ações contra crimes ambientais na Amazônia coloca em risco a vida dos agentes e dos servidores ambientais responsáveis por elas. O Sputnik Brasil repercutiu as investigações que estão sendo conduzidas pelo Ministério Público Federal para analisar a possibilidade de que dados sobre uma operação de combate ao garimpo na Terra Indígena Munduruku, no Pará, teriam sido antecipados a garimpeiros que atuavam na região. Ouvida pela reportagem, Elizabeth Uema (Ascema) ressaltou que o trabalho de fiscalização ambiental é bastante arriscado e que o “fator surpresa” é fundamental para que as operações tenham sucesso.

 

ClimaInfo, 8 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar