Perícia indica que queimadas no Pantanal matogrossense foram provocadas por ação humana

queimadas Pantanal

Uma perícia feita pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN) do Mato Grosso confirmou que as queimadas que consomem trechos do Pantanal no estado foram provocadas por ação humana. A partir de imagens de satélite, a análise identificou queima de pasto, fogo em raízes de árvore para retirada de mel de abelha e incêndios em máquinas agrícolas e em veículos.

Por exemplo, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, a perícia apontou que o incêndio começou com a queima intencional de vegetação desmatada para criação de área de pasto para gado. Uma vistoria posterior da Aeronáutica identificou uso de madeiras, palanques de cerca e rodeios para o gado. De acordo com o G1, todos os laudos foram endereçados à Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil do MT para abertura de inquérito e responsabilização. À Jovem Pan, o governador Mauro Mendes afirmou que o MT já aplicou mais de R$ 100 milhões em multas por queimadas ilegais.

Na 2ª feira (7/9), o Jornal Nacional destacou que o fogo atingiu o Parque Estadual das Águas, um refúgio natural para centenas de espécies pantaneiras, principalmente aves e mamíferos.

A National Geographic retratou o drama vivido pelos pantaneiros. De janeiro até o final de agosto, as queimadas destruíram cerca de 18,6 mil km2, uma área correspondente a 12 vezes o município de São Paulo, cerca de 12% da área total do Pantanal, de acordo com dados divulgados pelo INPE. Até o dia 3 passado, 10.316 focos de fogo foram identificados na região.

Em tempo: O relato de quem está na linha de frente do combate às queimadas no Pantanal é desalentador. O Globo ouviu veterinários, brigadistas voluntários e ambientalistas que se uniram a bombeiros e militares no esforço para conter o fogo. Além da operação de apagamento, eles correm contra o tempo para resgatar animais de áreas atingidas ou que estão prestes a ser alcançadas pelas chamas.

 

ClimaInfo, 9 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)