Incêndios no oeste dos EUA crescem rapidamente e ameaçam comunidades no Oregon e em Washington

incêndios Florestais Califórnia

Com a intensificação dos incêndios florestais na costa oeste dos EUA, estados que normalmente não sofrem com o fenômeno, especialmente no noroeste dos EUA – como Oregon e Washington -, estão passando por experiências assustadoras e inéditas de destruição causadas pelo fogo.

O governo do Oregon, que raramente sofre com episódios desse tipo, afirmou que os incêndios estão causando o maior desastre da história do estado em termos de perdas de vidas e prejuízos econômicos. Até ontem (10/9), ao menos quatro pessoas (entre elas, um bebê) morreram em virtude do fogo no estado. No estado de Washington, o governo confirmou que o fogo já consumiu cerca de 2,4 km2 e está causando um verdadeiro “trauma” para seus habitantes, como descrito pelo próprio governador Jay Inslee.

A chegada dos incêndios ao noroeste dos EUA evidenciam a gravidade e o ineditismo da temporada de fogo de 2020 na costa oeste dos EUA. Alimentados pelo clima seco e pelas temperaturas altas, as chamas se alastram com facilidade e atingem áreas que normalmente são mais úmidas, que hoje estão ressecadas.

Na 4ª feira (9/9), o céu de cidades litorâneas da Califórnia, como São Francisco e Los Angeles, ficou alaranjado em virtude da concentração de fumaça decorrente dos incêndios. A Vox destacou os riscos que as toxinas presentes nessa fumaça podem causar para a saúde das pessoas. Em muitas áreas da Califórnia, mesmo aquelas distantes das áreas de incêndio, a qualidade do ar vem sendo considerada “perigosa” – o que traz mais um problema de saúde pública para os EUA, que ainda lutam contra a COVID-19.

 

ClimaInfo, 11 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)