Outono promete intensificar temporada de incêndios florestais no oeste dos EUA

10 de setembro de 2020

A situação na Califórnia segue preocupante e deve ficar ainda mais grave nas próximas semanas, com a chegada do outono. Isso porque, mesmo com a temperatura caindo um pouco com o fim do verão, mudanças na configuração dos ventos na região oeste dos EUA costumam levar os focos de incêndio mais para o interior do continente, o que amplia o risco de que o fogo atinja comunidades populosas na Califórnia, em Oregon e Washington.

Até agora, as chamas destruíram cerca de 809 mil hectares na Califórnia, o maior número desde 1988. O governador Gavin Newsom reforçou a necessidade de as pessoas abandonarem áreas sujeitas ao fogo, ressaltando o desafio “extraordinário” que o estado está enfrentando nos últimos meses. Em Mammoth Pool Reservoir, mais de 200 pessoas foram retiradas de helicóptero na madrugada desta 4ª feira (9/9) por conta do risco das chamas atingirem a área. Oficiais da Guarda Nacional, que auxiliam nas operações de combate às chamas e resgate de pessoas, compararam a situação com cenas de campos de guerra.

Os dois principais jornais dos EUA, The New York Times e The Washington Post, destacaram como essa temporada de incêndios no oeste do país prenuncia a vida em um mundo com clima cada vez mais extremo.

 

ClimaInfo, 10 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar