Outono promete intensificar temporada de incêndios florestais no oeste dos EUA

outono Califórnia

A situação na Califórnia segue preocupante e deve ficar ainda mais grave nas próximas semanas, com a chegada do outono. Isso porque, mesmo com a temperatura caindo um pouco com o fim do verão, mudanças na configuração dos ventos na região oeste dos EUA costumam levar os focos de incêndio mais para o interior do continente, o que amplia o risco de que o fogo atinja comunidades populosas na Califórnia, em Oregon e Washington.

Até agora, as chamas destruíram cerca de 809 mil hectares na Califórnia, o maior número desde 1988. O governador Gavin Newsom reforçou a necessidade de as pessoas abandonarem áreas sujeitas ao fogo, ressaltando o desafio “extraordinário” que o estado está enfrentando nos últimos meses. Em Mammoth Pool Reservoir, mais de 200 pessoas foram retiradas de helicóptero na madrugada desta 4ª feira (9/9) por conta do risco das chamas atingirem a área. Oficiais da Guarda Nacional, que auxiliam nas operações de combate às chamas e resgate de pessoas, compararam a situação com cenas de campos de guerra.

Os dois principais jornais dos EUA, The New York Times e The Washington Post, destacaram como essa temporada de incêndios no oeste do país prenuncia a vida em um mundo com clima cada vez mais extremo.

 

ClimaInfo, 10 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)