#DefundBolsonaro: DiCaprio compartilha vídeo contra atuação do governo na Amazônia

#DefunBolsonaro Leonardo DiCaprio

O ator norte-americano Leonardo DiCaprio compartilhou na 4ª feira (9/9) em suas redes sociais o vídeo da campanha #DefundBolsonaro, que cobra de empresas, investidores e consumidores internacionais ações para proteger a Floresta Amazônica e pressionar o governo Bolsonaro contra o desmatamento e as queimadas.

DiCaprio compartilhou o vídeo postado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), com as hashtags #AmazonOrBolsonaro e #WhichSideAreYouOn – “Amazônia ou Bolsonaro” e “De que lado você está?”. O ator tem sido uma das vozes mais destacadas nas redes sociais, com postagens que ressaltam a situação da Amazônia e críticas à forma como o governo federal está lidando com essa crise.

O governo, por sua vez, não se cansa de “passar recibo”. Depois de Mourão desafiar DiCaprio a andar pela floresta para comprovar que ela não está queimando, o ministro Ricardo Salles respondeu ao post do ator contestando as críticas. Em inglês, Salles citou o programa “Adote 1 Parque”, lançado recentemente pelo governo para mobilizar empresas e indivíduos a “patrocinar” Unidades de Conservação na Amazônia e cobrou que DiCaprio contribuísse para essa causa.

Já o ministro Paulo Guedes, por sua vez, voltou a ironizar as críticas internacionais ao Brasil por conta da destruição da Amazônia, bem ao seu estilo “incendiário”. “Outro dia eu estava falando com um colega norte-americano. Eu disse: ‘Olha, (…) eu agradeço muito a preocupação de vocês pelos nossos índios, nossas matas. Dado o que vocês fizeram aos seus índios e a suas matas, eu entendo bem a sua situação’”. Guedes também mirou na França, alvo frequente de sua metralhadora verbal. “Em Paris, não conseguiram preservar uma igreja, uma catedral, imagina uma floresta inteira. Nós precisamos da ajuda de vocês, sua atenção e preocupação para preservar as florestas, manter a miscigenação com os índios, mas vocês podem nos ajudar muito nos entendendo e não nos atacando”, disse.

Exame, Folha, Poder360 e UOL repercutiram o post de DiCaprio e a resposta de Salles.

 

ClimaInfo, 11 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)