Desmatamento avança em Terras Indígenas preservadas na Amazônia

11 de setembro de 2020

A intensificação do desmatamento na Amazônia começa a atingir áreas que há pelo menos 10 anos vinham se mantendo intactas no interior da floresta. O Globo destacou dados divulgados pelo Observatório da BR-139 que indicam que quatro Terras Indígenas (TI) no entorno dessa rodovia, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), entraram no mapa do desmatamento amazônico neste ano.

A partir de informações do sistema SAD, operado pelo Imazon, identificou-se pontos de desmate nas TI Alto Sepatini (Lábrea), Paumari do Cuniuá (Tapauá), Paumari do Lago Manissuã (Tapauá) e Setema (Borba e Novo Aripuanã), áreas ocupadas atualmente por 400 indígenas de diversas etnias. Os focos identificados são pequenos, mas significativos dado que essas TI se mantinham intocadas desde o início do monitoramento dessas áreas, em 2010. Outra preocupação é que, como essas TI estão próximas à rodovia, teme-se que a repavimentação dela – uma promessa de Jair Bolsonaro – impulsione a derrubada da floresta.

Em tempo: Um estudo publicado pela revista Nature nesta semana mostrou que processos de degradação florestal, nos quais a floresta é parcialmente destruída, já afetam uma área maior da Amazônia  brasileira do que o desmatamento em si. Pior: o impacto da degradação parece se espalhar com mais facilidade floresta adentro. A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e da Universidade do Estado do Michigan (EUA). Estadão e Folha deram mais detalhes sobre esse trabalho e suas conclusões.

 

ClimaInfo, 11 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar