Crise climática pode causar desastre financeiro, alertam reguladores nos EUA

crise climática

Um relatório encomendado por uma comissão de reguladores financeiros do governo dos EUA concluiu que as mudanças do clima ameaçam o mercado financeiro à medida que os custos de incêndios florestais, tempestades, secas e inundações se espalham pela indústria de seguros e hipotecas, fundos de pensão e outros atores.

“Um mundo devastado por choques frequentes e devastadores da mudança do clima não pode sustentar as condições fundamentais de apoio ao nosso sistema financeiro”, apontou o relatório. A Commodity Futures Trading Commission (CFTC), responsável pelo texto, reuniu um grupo de 34 cientistas de finanças, indústria, políticas públicas e meio ambiente para analisar a vulnerabilidade do setor financeiro norte-americano à crise climática.

Uma das recomendações do documento é que os reguladores passem a cobrar das empresas a divulgação de seus riscos climáticos, com relatórios de riscos materiais decorrentes da exposição delas a eventos climáticos extremos. Outra recomendação é que o Congresso dos EUA avance em torno de algum mecanismo que precifique as emissões de carbono. Essas afirmações contrastam tremendamente com o discurso da atual administração, sob comando de Donald Trump, que menospreza o risco da crise climática.

Grist, Reuters, Scientific American e The New York Times repercutiram esse relatório.

 

ClimaInfo, 14 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)