Governo britânico causa polêmica ao indicar ex-premiê australiano negacionista da crise climática para posto diplomático

Boris Johnson Tony Abbot

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, criou polêmica ao anunciar o nome do ex-premiê australiano, Tony Abbott, como representante do Reino Unido para assuntos comerciais. Abbott, que chefiou o governo da Austrália de 2013 a 2015, é conhecido por ser um negacionista da crise climática, tendo sido responsável pelo desmonte de diversas políticas implementadas no país na década anterior por governos do Partido Trabalhista.

Para muitos, a nomeação de um negacionista pelo governo anfitrião da próxima Conferência do Clima (COP26), prevista para novembro de 2021 em Glasgow (Escócia), é inaceitável. A própria premiê escocesa, Nicola Sturgeon, criticou duramente a nomeação de Abbott, um “sexista, misógeno e negacionista climático”, como representante do Reino Unido para o comércio. “Ter alguém com essas opiniões representando os britânicos provavelmente não nos ajuda a impulsionar o comércio, pelo contrário”.

Em carta aberta, personalidades britânicas como o ator Sir Ian McKellen (de O Senhor dos Anéis, Harry Potter e X-Men) condenaram a nomeação do ex-premiê australiano. “Este é um homem que sugeriu que a mudança climática ‘provavelmente nos fará bem’ e que minimizou a ligação entre o clima extremo e os incêndios florestais na Austrália”, diz o texto.

 

ClimaInfo, 14 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)