Fumaça das queimadas do Pantanal e da Amazônia chega ao Sul e ao Sudeste

14 de setembro de 2020

As queimadas no Pantanal e na Amazônia estão sendo sentidas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Imagens do INPE mostram a fumaça chegando a Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Por ora, em razão de sua altitude (entre 1.000 e 2.000 km), as nuvens de cinzas e poeira não causam desconforto nestas regiões.

A indicação mais evidente da fumaça pode ser observada no pôr-do-sol, com a luminosidade do céu mais alaranjada ou avermelhada, a depender da concentração de poeira.

No entanto, nas cidades próximas aos focos de queimadas, a qualidade do ar está piorando rapidamente com o avanço das chamas e a persistência do tempo seco. Em Cuiabá (MT), as pessoas precisam lidar com problemas respiratórios causados pelo ar carregado em um contexto de pandemia. No Estadão, André Borges diz que a inalação, uma prática habitual em unidades de saúde nesse período do ano, está proibida. Isso prejudica aqueles que são mais vulneráveis ao tempo seco, como crianças, idosos e pacientes com doenças respiratórias crônicas.

Enquanto o fogo se alastra e a fumaça intoxica as pessoas no Pantanal e na Amazônia, o governo federal segue batendo cabeça. Mourão afirmou que os incêndios florestais não são “padrão Califórnia” e minimizou os registros do INPE de fogo na Amazônia: “Qualquer evento acima de 47 graus sinaliza como foco de calor, como se eu acender uma fogueirinha.”

Já Salles falou de “questões ideológicas” que teriam contribuído para o descontrole do fogo no Pantanal. O ministro usou o argumento do “boi bombeiro”, defendido pelo chefe da Embrapa Territorial Evaristo de Miranda, o qual diz que a retirada do gado de grandes áreas no Pantanal para criação de áreas de proteção ambiental teria contribuído para a proliferação dos incêndios neste ano. Já tratamos aqui dessa falácia.

O avanço da fumaça das queimadas no Pantanal e na Amazônia sobre os céus de Sul-Sudeste foi matéria de Estadão, G1 e Reuters.

 

ClimaInfo, 14 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar