Com queimadas em alta, Ibama aplica menos multas e reclama de falta de verba

Ibama

Mesmo com o aumento acelerado e descontrolado das queimadas na Amazônia e no Pantanal, a direção do Ibama alertou na semana passada que o órgão enfrenta “indisponibilidade de recursos financeiros”, o que pode causar atrasos no pagamento de despesas como diárias e passagens para os servidores.

No UOL, Rubens Valente destacou trechos de um ofício-circular encaminhado aos superintendentes, coordenadores e diretores do Ibama, alertando para o aperto financeiro. A matéria trouxe também um ofício assinado pelo presidente do Ibama, Eduardo Bim, ao secretário-executivo do ministério do meio ambiente, Luís Gustavo Biagoni. O documento também relata dificuldades financeiras do órgão, com risco de atrasos e interrupção no pagamento dos salários do pessoal terceirizado.

Ao mesmo tempo, o volume de multas aplicadas pelo Ibama em operações de fiscalização no Mato Grosso do Sul, estado bastante afetado pelas queimadas do Pantanal neste ano, caiu significativamente em 2020. A BBC Brasil destacou que as autuações relacionadas à vegetação caíram 22% neste ano em comparação com o mesmo período no ano passado. Fontes ouvidas pela matéria apontaram vários fatores que explicam essa queda, desde a redução do contingente de fiscais até mudanças nas rotinas administrativas, promovidas por chefias sem experiência pregressa na área.

Em tempo: A Rede Sustentabilidade entrou com pedido ao Tribunal de Contas da União (TCU) de uma auditoria de emergência nos gastos realizados pelo ministério do meio ambiente em ações de combate às queimadas no Pantanal. De acordo com o documento, mesmo com o aumento dos incêndios na região, a pasta está cortando verbas e dificultando o trabalho dos órgãos ambientais federais. Poder360 repercutiu o pedido.

 

ClimaInfo, 16 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)