EUA: incêndios na costa oeste recolocam crise climática no debate eleitoral

EUA incêndios

A intensificação brutal dos incêndios florestais na costa oeste dos EUA trouxe de volta ao debate eleitoral a questão climática, que tinha sido escanteada nos últimos meses por conta da pandemia, da crise econômica e dos protestos contra o racismo. E o contraste entre os candidatos não poderia ter sido maior.

Na 2ª feira (14/9), Trump e Biden falaram publicamente sobre os incêndios no oeste. O ex-vice de Obama, que apresentou um plano ambicioso para recolocar os EUA dentro do Acordo de Paris e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, chamou o atual presidente de “incendiário climático” e disse que a negação defendida pela atual administração colocou o país e o mundo em risco, contribuindo para a destruição registrada nas últimas semanas. “Se tivermos mais quatro anos da negação climática de Trump, quantos subúrbios serão queimados em incêndios florestais? Quantos bairros suburbanos terão sido inundados? Quantos subúrbios terão sido destruídos por supertempestades?”, disse Biden.

Já Trump foi fiel ao seu roteiro negacionista. Em visita à Califórnia, contestou que a mudança do clima esteja por trás da ferocidade dos atuais incêndios. Questionado por um oficial do governo estadual, que pediu que a Casa Branca reconhecesse a crise climática, Trump disse que o clima na região “vai começar a esfriar, é só ver” – sem apontar de onde ele teria tirado essa informação. “Bem, não acho que a ciência saiba, na verdade”, completou Trump, rejeitando as conexões que cientistas vêm fazendo entre os incêndios e o aquecimento do planeta. Em evento com o governador Gavin Newsom, Trump voltou a culpar problemas no manejo florestal como a principal causa dos incêndios – o que é contestado por especialistas e pelas autoridades estaduais.

Em tempo: A (má) fama da Fox News foi reforçada nesta semana, com a exibição de um comentário polêmico feito por uma de suas principais estrelas, o apresentador Tucker Carlson. Em seu programa na 6ª feira (11/9), Carlson afirmou que a mudança do clima, da mesma forma que o racismo estrutural, seria uma invenção da esquerda norte-americana para penalizar a classe média do país. O Independent destacou a repercussão negativa dessa fala e o comentário nada elogioso do cientista Michael Mann, que chamou Carlson de “negacionista da mudança do clima e um p*rr* de um racista”.

 

ClimaInfo, 15 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)