Garimpo movimenta mercado ilegal de mercúrio em Roraima

mercúrio Roraima

Na série especial de reportagens sobre o impacto da intensificação do garimpo e do uso indiscriminado de mercúrio na Amazônia, Sam Cowie mostrou como o crescimento dessa atividade ilegal está impulsionando o comércio dessa substância química tóxica em Roraima, o estado mais ao norte do Brasil.

Mesmo sem nenhuma mina de ouro legalizada, Roraima virou um hotspot, com carros, caminhões, barcos, pequenos aviões e até helicópteros carregando homens e suprimentos de mercúrio da capital Boa Vista até as áreas de exploração no meio da floresta. Uma fonte da reportagem ressaltou a importância do garimpo ilegal para a economia do estado, especialmente em meio à crise econômica causada pela pandemia e a subida dos preços internacionais do ouro. A tolerância social a essa atividade já era grande no passado recente, mas cresceu bastante depois que Bolsonaro chegou ao poder, com um discurso de legitimação do garimpo na Amazônia.

Em tempo: O Ministério Público Federal no Pará entrou com recurso na Justiça Federal pedindo que o governo Bolsonaro retome operações de combate ao garimpo ilegal em Terras Indígenas. De acordo com os procuradores, as ações foram suspensas em agosto e o avanço do garimpo coloca em risco o meio ambiente e a saúde dos indígenas que vivem nas TIs Munduruku e Sai Cinza, no oeste do estado. O Globo repercutiu a ação do MPF.

 

ClimaInfo, 16 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)