ONU: metas de proteção da biodiversidade para a última década não foram cumpridas

15 de setembro de 2020

Uma década perdida para a biodiversidade global. Esta é a conclusão do novo relatório da ONU sobre o estado da diversidade biológica em todo o mundo, dez anos após a organização decretar os anos 2010 como a “Década da Biodiversidade”.

A 5ª edição do Global Biodiversity Outlook (GBO-5), apresentada formalmente ontem (15/9), tinha sido parcialmente vazada no começo do mês. Mas as conclusões finais são bem mais impactantes: nenhuma das 20 metas para a biodiversidade – as Metas de Aichi – foi atingida; apenas seis foram “parcialmente atingidas”.

Para a secretária-executiva da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB), Elizabeth Maruma Mrema, o relatório ressalta a encruzilhada em que se encontra a humanidade: “A taxa [atual] de perda de diversidade biológica não tem precedentes na história da humanidade e as pressões estão se intensificando. (…) Quanto mais a humanidade explora a natureza de maneira insustentável, mais prejudicamos nosso bem-estar, segurança e prosperidade.”

As conclusões do GBO-5 foram destacadas amplamente na imprensa, com matérias em O Globo, Valor, Associated Press, Reuters, Guardian, Independent e The New York Times, entre outros.

Em tempo: O Mongabay trouxe a preocupação crescente de cientistas sobre a emergência de um “negacionismo da extinção”, um raciocínio que rejeita o impacto da humanidade sobre a sobrevivência de outras espécies de fauna e flora, e até mesmo o risco da própria espécie humana padecer por conta das mudanças causadas por sua ação na Terra. O texto comenta um artigo publicado por Alexander Lees (Manchester Metropolitan University) na Nature Ecology & Evolution, que levantou essa possibilidade e apontou casos de como grupos anticiência estão questionando, por exemplo, a destruição ecológica na Mata Atlântica, um bioma que perdeu cerca de 90% de sua área nos últimos séculos.

 

ClimaInfo, 16 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar