A destruição da Amazônia dificulta os negócios, diz carta de países europeus a Mourão

carta embaixadores

Em mais uma manifestação de insatisfação com a política ambiental brasileira, embaixadores de oito países europeus entregaram ontem (16/9) a Mourão uma carta externando preocupação com o desmatamento acelerado da Amazônia e apontando a destruição como dificultadora dos negócios da Europa com o Brasil.

Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Noruega e Reino Unido apelaram por “ações reais imediatas” de combate ao desmatamento: “Enquanto os esforços europeus buscam cadeias de suprimento não vinculadas ao desflorestamento, a atual tendência crescente de desflorestamento no Brasil está tornando cada vez mais difícil para empresas e investidores atender a seus critérios ambientais, sociais e de governança.”

Questionado sobre o apelo dos países europeus, Mourão minimizou seu conteúdo e o atribuiu a uma “estratégia comercial” da Europa. Disse também: “O ponto focal é um só: a questão da cadeia de valor alimentar. Ou seja, a rastreabilidade dos produtos”.

Enquanto isso, na França, um grupo de organizações sociais europeias entregou outra carta a Macron pedindo que ele “enterre definitivamente” o acordo comercial Mercosul-União Europeia. De acordo com o texto, o acordo representa “um cheque em branco às multinacionais para promoverem o comércio transatlântico, às custas de todas as considerações sociais e ambientais”.

El País, Folha, Metrópoles, Reuters e Valor, entre outros, destacaram o apelo dos países europeus para o Brasil conter o desmatamento amazônico.

 

ClimaInfo, 17 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)