A destruição da Amazônia dificulta os negócios, diz carta de países europeus a Mourão

16 de setembro de 2020

Em mais uma manifestação de insatisfação com a política ambiental brasileira, embaixadores de oito países europeus entregaram ontem (16/9) a Mourão uma carta externando preocupação com o desmatamento acelerado da Amazônia e apontando a destruição como dificultadora dos negócios da Europa com o Brasil.

Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Noruega e Reino Unido apelaram por “ações reais imediatas” de combate ao desmatamento: “Enquanto os esforços europeus buscam cadeias de suprimento não vinculadas ao desflorestamento, a atual tendência crescente de desflorestamento no Brasil está tornando cada vez mais difícil para empresas e investidores atender a seus critérios ambientais, sociais e de governança.”

Questionado sobre o apelo dos países europeus, Mourão minimizou seu conteúdo e o atribuiu a uma “estratégia comercial” da Europa. Disse também: “O ponto focal é um só: a questão da cadeia de valor alimentar. Ou seja, a rastreabilidade dos produtos”.

Enquanto isso, na França, um grupo de organizações sociais europeias entregou outra carta a Macron pedindo que ele “enterre definitivamente” o acordo comercial Mercosul-União Europeia. De acordo com o texto, o acordo representa “um cheque em branco às multinacionais para promoverem o comércio transatlântico, às custas de todas as considerações sociais e ambientais”.

El País, Folha, Metrópoles, Reuters e Valor, entre outros, destacaram o apelo dos países europeus para o Brasil conter o desmatamento amazônico.

 

ClimaInfo, 17 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar