Amazônia: desmatamento aumentou 68% em agosto, o pior em 10 anos

desmatamento agosto

Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon mostram que a Amazônia perdeu 1.499 mil km2 de floresta em agosto – volume recorde para esse mês nos últimos dez anos. Em comparação com agosto de 2019, o desmatamento aumentou 68%. Ao todo, nos primeiros oito meses de 2020, foram desmatados 5.190 km2, 23% a mais do que no mesmo período em 2019.

O Pará lidera o ranking estadual, com 37% do total desmatado na Amazônia Legal em agosto, bem à frente do Amazonas, que foi responsável por 19% da área desmatada. Entre os municípios, Porto Velho (RO) encabeçou o desmatamento, com a destruição de 85 km2 de floresta apenas em agosto. Lábrea (AM) e Altamira (PA) vêm em seguida, com 72 km2 e 61 km2, respectivamente. G1 e UOL repercutiram os números do SAD.

Em tempo: Enquanto a Amazônia sofre com desmatamento e queimadas, o Exército realiza neste mês uma manobra militar com cerca de 3,6 mil militares na região de Manaus com o objetivo de simular exercícios de defesa da soberania brasileira na região. Como a Reuters destacou, a questão da soberania tem sido frequentemente levantada por Bolsonaro para contestar as críticas internacionais à destruição ambiental na Amazônia.

 

ClimaInfo, 17 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)