Relatório: eletrificação é chave para descarbonização da economia global

eletrificação

Um relatório da Comissão de Transições Energéticas (ETC) publicado ontem (16/9) afirma que a eletrificação será um elemento central para a descarbonização do setor energético global até meados deste século.

O documento estimou o custo da neutralidade das emissões do setor energético entre US$ 1 trilhão e US$ 2 trilhões adicionais por ano – o que representa de 1% a 1,5% do PIB global. Os investimentos adicionais seriam “facilmente pagáveis, dadas as poupanças e investimentos globais atuais, particularmente no contexto macroeconômico prevalecente de taxas de juros baixas contínuas”.

A eletrificação será importante para neutralizar as emissões em setores como construção civil, transporte e indústria. Nos setores mais dependentes da queima de combustíveis fósseis, como siderurgia, a opção será a energia do hidrogênio.

O relatório estimou em até cinco vezes a necessidade do crescimento do suprimento global de eletricidade para que se alcance de 90.000 a 115.000 terawatt-horas, e estimou também que o ritmo anual de crescimento da geração eólica e solar precisará aumentar até seis vezes com base em 2019.

Business Green, CNN e Reuters comentaram as principais conclusões da publicação.

 

ClimaInfo, 17 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)