Facebook e Google anunciam planos para combater desinformação e descarbonizar suas operações

Facebook e Google

Nesta semana, as gigantes da tecnologia Facebook e Google anunciaram novos planos para descarbonizar suas operações nos próximos anos, com investimento em fontes renováveis de energia e eficiência energética.

O Google se comprometeu a neutralizar suas emissões de carbono até 2030, com o uso exclusivo de fontes renováveis como eólica e solar. De acordo com a empresa, 61% da eletricidade consumida globalmente em suas operações foram atendidas por energia renovável. No entanto, essa taxa variou consideravelmente nos diversos países – o datacenter da empresa, localizado em Oklahoma (EUA), atendeu 96% de sua eletricidade com eólica e solar, enquanto sua sede em Cingapura conseguiu apenas 3%. A aposta da empresa para equilibrar essa situação é o uso de baterias.

Já o Facebook afirmou que suas operações já são atendidas integralmente com fontes renováveis desde o mês passado e anunciou uma meta adicional: zerar as emissões líquidas de toda sua cadeia de valor até 2030, incluindo fornecedores e usuários. A empresa também lançou um centro de informações sobre ciência climática para destacar fontes confiáveis de conhecimento sobre mudança do clima. No entanto, cientistas e ambientalistas receberam o anúncio com ceticismo, já que por anos o Facebook vem tendo dificuldades para lidar com esse tema, enquanto grupos negacionistas ganharam fôlego para espalhar fake news na plataforma.

The Guardian repercutiu esses anúncios.

 

ClimaInfo, 16 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)