Aquecimento global de 3°C pode reduzir em 30% as chuvas no hemisfério sul até 2100

18 de setembro de 2020

Um artigo publicado recentemente por pesquisadores do Instituto Oceanográfico da USP apresentou projeções a partir de dados climáticos do período Plioceno médio (há cerca de 3 milhões de anos) para apontar os efeitos potenciais da intensificação do aquecimento global sobre as condições climáticas no hemisfério sul tropical e subtropical. De acordo com o estudo, se a temperatura média da Terra subir 3°C ao longo deste século, o volume anual de chuvas nessa região pode cair até 30% em comparação com os níveis atuais.

O Plioceno médio é o período mais recente da história da Terra em que o calor global foi semelhante àquele que vem sendo projetado para o planeta até 2100 em virtude da mudança do clima. Se as estimativas feitas pelo estudo estiverem corretas, o estresse hídrico em continentes como a América do Sul pode aumentar consideravelmente nas próximas décadas, causando e intensificando problemas de acesso à água nessa região.

O estudo foi publicado na Scientific Reports e suas conclusões foram destaque da Agência Fapesp.

 

ClimaInfo, 16 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar