Bolsonaro minimiza alta da destruição e diz que Brasil “está de parabéns” por preservação ambiental

18 de setembro de 2020

A destruição que toma conta do Pantanal e da Amazônia não impressiona Bolsonaro. Para ele, quem exagera são os críticos, domésticos e externos, que querem importuná-lo sem qualquer razão. “Tem críticas desproporcionais à Amazônia e ao Pantanal. Califórnia está ardendo em fogo. A África tem mais focos que no Brasil”, disse o presidente, comparando laranja (sem duplo sentido, por favor) com banana – afinal, os incêndios na Califórnia são majoritariamente decorrentes das condições meteorológicas, e no Brasil a causa deles é, em grande maioria, a ação humana.

Bolsonaro insistiu em minimizar a crise e colocou-a na conta de seus adversários (reais e imaginários). “Nós tentamos, com a regularização fundiária, resolver essa questão. Tem muita terra que ONG botou laranja aqui, então o lobby é enorme para você não fazer a regularização fundiária”.

Como uma negação sozinha é pouca, Bolsonaro “dobrou a meta”. Em discurso feito ontem (17/9) durante a inauguração de uma usina solar na Paraíba, saiu-se com essa: “O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente. E é o país que mais sofre ataques vindos de fora no tocante ao seu meio ambiente. O Brasil está de parabéns da maneira como preserva esse seu meio ambiente”.

Folha, Metrópoles, O Globo e Reuters repercutiram as falas de Bolsonaro.

Em tempo: Vale a pena ler a entrevista dada pela antropóloga e socióloga Andréa Zhouri para a Deutsche Welle. Ela apontou como a visão de mundo conspiratória que a ditadura militar teve com relação à Amazônia marca e orienta a política do governo Bolsonaro para essa região agora. “A diferença desse discurso de hoje em relação ao do passado é que antes se pretendia ‘integrar o Brasil para não entregar’. E agora trata-se de integração do país à economia-mundo por meio de exportação e commodities“.

 

ClimaInfo, 16 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar