França coloca em xeque acordo comercial Mercosul-UE por desmatamento no Brasil

acordo mercosul ue frança

Depois da manifestação de ceticismo do governo alemão com a aprovação do acordo comercial Mercosul-UE devido à crise ambiental brasileira, a França confirma sua oposição à aprovação do texto por conta do impacto sobre o meio ambiente brasileiro.

No Twitter, o primeiro-ministro francês Jean Castex comentou um estudo encomendado pelo seu governo para avaliar os danos potenciais que a intensificação das trocas comerciais entre Brasil e a Europa poderia causar sobre a diversidade biológica e o clima. No post, Castex afirmou que o relatório “confirma a posição da França de se opor ao projeto de acordo UE-Mercosul, tal como está”.

O Valor destacou algumas informações do estudo. O documento de 194 páginas estima que o acordo pode causar um aumento de 5% no ritmo de anual de desmatamento nos primeiros seis anos, o que resultaria na destruição adicional de 700 mil hectares de floresta. O custo ambiental medido pelas emissões de CO2, foi calculado em US$ 250 por tonelada, mais alto que os benefícios econômicos potencialmente gerados pelo acordo.

As declarações do governo francês foram repercutidas por Jamil Chade no UOL e por veículos como Estadão, Reuters e Valor.

 

ClimaInfo, 21 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)