Depois dos combustíveis fósseis, ativistas climáticos miram novo alvo: o consumo de carne

22 de setembro de 2020

Com o avanço das fontes renováveis de energia e as empresas do setor assumindo cada vez mais compromissos e planos para descarbonizar seus negócios, ativistas climáticos começam a pressionar a indústria de carnes e laticínios a fazer o mesmo. Financial Times destacou que, do mesmo jeito que o setor petroleiro teve que encarar o risco de ter parte de seus ativos “encalhados” por falta de competitividade e viabilidade climática de sua operação, as grandes produtoras de carne e leite também terão que confrontar essa mesma realidade. A matéria destaca algumas ações de investidores nesse sentido, como a decisão da Nordea Asset Management de se desfazer de sua participação na brasileira JBS em razão do risco que os negócios da empresa representam para a Amazônia.

A preocupação crescente com as emissões decorrentes da produção de carne e laticínios não é banal. Na Europa, esses setores cresceram de tal maneira nos últimos anos que, hoje, suas emissões superam a soma do carbono emitido pela frota inteira de automóveis e vans do continente, como bem apontou o Guardian a partir de dados de um levantamento feito pelo Greenpeace. A produção de carne e laticínios na União Europeia aumentou 9,5% entre 2007 e 2018, o que se desdobrou em um crescimento de 6% de suas emissões – o que representa 39 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Se o setor seguir nesse ritmo, o Greenpeace aponta que a UE dificilmente conseguirá cumprir suas metas climáticas.

 

ClimaInfo, 23 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar