Estudo: Mesmo se metas de Paris forem atingidas, degelo na Antártica pode elevar nível do mar em 2,5 metros

24 de setembro de 2020

O aquecimento vivido pela Antártica nas últimas décadas pode ter sido o suficiente para que boa parte de suas plataformas de gelo e geleiras desapareça, mesmo que o mundo consiga conter o aumento da temperatura dentro dos limites definidos pelo Acordo de Paris, entre 1,5°C e 2°C. Esta é a conclusão de um novo estudo, publicado nesta semana na Nature, conduzido por pesquisadores da Alemanha e dos EUA. Se as estimativas feitas por esse estudo estiverem certas, o nível global dos mares pode subir até 2,5 metros – uma elevação que colocaria em risco boa parte das áreas litorâneas do mundo.

A elevação potencial dos oceanos é ainda mais assustadora se considerarmos um cenário de aquecimento de 4°C acima dos níveis pré-industriais, compatível com a trajetória recente das emissões de carbono da Terra: com um calor dessa magnitude, o mar pode subir mais de seis metros. O estudo ressaltou também que a recuperação do gelo perdido na Antártica seria possível somente com uma improvável reversão da temperatura média global para os níveis anteriores à Revolução Industrial, em meados do século XIX. Assim, as perdas de gelo e neve no continente podem ser permanentes, sem possibilidade de recuperação no curto prazo geológico.  The Guardian destacou o estudo.

 

ClimaInfo, 25 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar