Brasil perdeu meio milhão de km2 de floresta entre 2000 e 2018

desmatamento acumulado

Nestes dezoito anos, o Brasil perdeu cerca de 500 mil km2 de vegetação (quase 9% do seu território), o equivalente ao território da Espanha, ou duas vezes o território do estado de São Paulo (ou quase o tamanho da Bahia). Os dados são de um estudo do IBGE publicado ontem (25/9), o qual analisa as mudanças no uso da terra nos diferentes biomas brasileiros desde o começo deste século.

No levantamento a Amazônia desponta como principal área de degradação ambiental, acumulando mais da metade (270 mil km2) do total de degradação observado no país, seguida pelo Cerrado (153 mil km2). No entanto, em termos percentuais, o bioma que mais perdeu sua cobertura vegetal original no período foi o Pampa, 16,8%.

O documento indica que a maior parte do desmatamento aconteceu entre 2000 e 2010 (326 km2), período que registrou volumes significativos de destruição florestal na Amazônia, e que foi seguido por quase uma década de reduções substanciais no ritmo de desmate.

O levantamento não detalha as causas específicas das diferentes supressões vegetais, mas permite observar o avanço da fronteira agrícola no período: na Amazônia, por exemplo, a área de pastagem com manejo cresceu 71,4%, e o terreno cultivado quase quadruplicou; em termos territoriais, pouco mais de 50% da área desmatada na Floresta Amazônica deu espaço à pastagens.

Estadão, O Globo, Reuters e UOL, entre outros, repercutiram os dados.

 

ClimaInfo, 25 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)