IEA: armazenamento de carbono é “crítico” para a viabilização dos objetivos climáticos

captura e armazenagem de carbono

Um novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) afirma que governos e principais poluidores devem acelerar o desenvolvimento de tecnologias capazes de capturar e armazenar o carbono da atmosfera – caso contrário, será “virtualmente impossível” cumprir as metas climáticas globais do Acordo de Paris.

A análise da situação atual das tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS, em inglês), identificou o avanço no desenvolvimento destas técnicas como um dos quatro pilares para a mitigação global das emissões de carbono. Os outros três pilares são a eletrificação via fontes renováveis de energia, a substituição dos combustíveis fósseis por bioenergia e o uso de hidrogênio.

A IEA teme que os investimentos previstos nessa área sejam comprometidos pela pandemia. Sem esses recursos, essa tecnologia seguiria sendo inviável do ponto de vista econômico, o que prejudicaria a capacidade da humanidade em atenuar o aquecimento global. O relatório da IEA identificou apenas 20 projetos em uso comercial desta tecnologia em todo o mundo, com destaque para Noruega, EUA, Canadá e China.

Guardian, Independent e Inside Climate News deram mais detalhes sobre o relatório.

 

ClimaInfo, 28 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)