Mesmo com promessas de ação climática, BP e Shell seguem apoiando grupos negacionistas

28 de setembro de 2020

Uma investigação da Unearthed com HuffPost revelou que embora as petroleiras BP e Shell tenham apresentado novos compromissos para acelerar a transição de seus negócios para uma economia de baixo carbono e se apresentem como companhias preocupadas com a mudança do clima na Europa, elas continuam envolvidas com lobistas anticlima nos EUA e na Austrália, que se notabilizaram nos últimos anos pela oposição a medidas de precificação das emissões de carbono e pela flexibilização de regras relativas a emissões de metano no processo de exploração de petróleo.

Em tempo: Em 1981, o norte-americano Marty Hoffert fez uma projeção matemática que apontava para uma trajetória de aquecimento da Terra de maneira significativa à medida que a concentração de gases de efeito estufa resultante da queima de petróleo e outros combustíveis fósseis aumentava. Detalhe: ele trabalhava para a ExxonMobil, gigante petroleira dos EUA, que ainda hoje segue fazendo “cara de paisagem” quando confrontada com a questão da crise climática. A BBC News recuperou essa história e mostrou como a indústria fóssil se esforçou nas últimas quatro décadas para menosprezar a ameaça da mudança do clima e disseminar desconfiança e desinformação no público em geral.

 

ClimaInfo, 29 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar