PF tem provas para indiciar fazendeiros por queimadas no Pantanal

queimadas Pantanal Corumbá

A Polícia Federal já reuniu elementos que comprovariam a responsabilidade de um grupo de fazendeiros por queimadas que devastaram mais de 25 mil hectares do Pantanal na região de Corumbá (MS). A partir de imagens de satélite, os investigadores identificaram quatro propriedades localizadas na região oeste do rio Paraguai que registraram focos simultâneos de incêndio no dia 30 de junho. De acordo com os policiais, o objetivo da ação era limpar o terreno para expandir pastagens. Em entrevista à CNN Brasil, o delegado Daniel Rocha explicou que, pelas características da região e as condições meteorológicas do momento em que o fogo se acendeu, não há como estas queimadas terem sido naturais.

Para o Ministério Público Federal (MPF), os incêndios no Pantanal também não podem ter sido causados majoritariamente por condições naturais. “As evidências científicas coletadas até o momento apontam para a expansão da atividade agropecuária como a causa mais provável [dos incêndios]”, disse o MPF em nota citada pelo Valor. No UOL, Chico Alves disse que as descobertas da PF desmentem a “lenda” promovida por Bolsonaro, de que os indígenas e os caboclos seriam os responsáveis pelas queimadas: “O presidente já sabia que as investigações no Pantanal apontavam para uma ação criminosa de fazendeiros, mas continua defendendo sua versão autoral da realidade”.

Enquanto isso, no Mato Grosso, o chefe do comitê de gestão do fogo do Corpo de Bombeiros, coronel da reserva Paulo André da Silva Barroso, entregou os pontos: com mais de 18 mil focos de incêndio espalhados por 105 dos 111 municípios do estado, as queimadas serão controladas apenas com a chegada de chuvas substanciais ao Pantanal. “É São Pedro que vai apagar esse fogo”, disse a’O Globo. Já a Folha mostrou a situação do sistema de saúde nos estados do Centro-Oeste, afetados duplamente neste inverno pela pandemia de COVID-19 e pela escalada das queimadas.

CBN, G1, Poder360, TV Cultura, e UOL repercutiram o avanço das investigações da PF no Pantanal.

 

ClimaInfo, 28 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)