Secom distorce dados para dizer que queimadas de 2020 seriam as menores em 18 anos

28 de setembro de 2020

A Secretaria de Comunicação (Secom) vem disseminando informações distorcidas ou até mesmo mentirosas para benefício político de Bolsonaro. Um novo caso de propagação de “realidade alternativa” aconteceu no sábado (26/9), quando a Secom divulgou no Twitter dados equivocados sobre a série histórica de queimadas no Brasil para defender que a área atingida pelo fogo neste ano seria “a menor dos últimos 18 anos”. Em um exercício de “estatística criativa”, a Secom comparou os dados relativos aos oito primeiros meses de 2020 com o total queimado ao longo dos 12 meses de anos anteriores.

O Estadão fez as contas e corrigiu a distorção: ainda que a área parcial queimada no Brasil entre janeiro e agosto de 2020 (121,3 km2) seja menor que aquela afetada no mesmo período no ano passado (131 km2), ela supera em muito a área queimada em 2018 (76 km2) e 2017 (96 km2). Além disso, a comparação feita pela Secom deixa de fora – convenientemente – dados de setembro, que costuma ser o mês mais crítico para as queimadas e incêndios florestais.

Mesmo com o erro, o post da Secom foi amplamente compartilhado pela bolso-esfera digital, com retuítes de Salles, Flávio Bolsonaro e do ministro das comunicações, Fábio Faria. A Folha também falou da “pedalada ambiental” da Secom.

 

ClimaInfo, 28 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar