Invasões de Terras Indígenas cresceram 135% sob Bolsonaro, aponta levantamento

violência contra indígenas

O relatório “Violência contra os Povos Indígenas do Brasil”, publicado ontem (30/9) pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), mostra um cenário preocupante sobre a violência contra os Povos Indígenas brasileiros em 2019. De acordo com o levantamento, o 1º ano da gestão Bolsonaro trouxe consigo uma intensificação das expropriações de Terras Indígenas, através de invasões, grilagem e loteamento ilegal.

No ano passado, o CIMI contabilizou 256 casos de “invações possessórias, exploração ilegal de recursos e danos ao patrimônio” em pelo menos 151 Terras Indígenas (TI), de 143 povos, em 23 estados – número 134,9% maior que o registrado em 2018. Essas invasões foram marcadas por ocorrência de danos ao meio ambiente (77 casos) e ao patrimônio (30), denunciados pelos Povos Indígenas em suas terras.

Outro dado preocupante é o da violência contra as pessoas. O relatório identificou 276 casos de violência contra indígenas em 2019, entre abuso de poder, ameaça de morte, tentativas de assassinato, violência sexual e assassinatos. Esse total também supera em mais de 100% o número de casos desse tipo registrados no ano anterior.

Os dados do relatório foram abordados por veículos como Correio Braziliense, De Olho Nos Ruralistas, Deutsche Welle, Estadão, G1 e UOL.

 

ClimaInfo, 1º de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)